Descrição
Não há nenhuma novidade em dizer que a educação nacional passa por problemas. Analfabetismo, incapacidade de lidar com conceitos básicos, baixo desempenho em testes, violência escolar, problemas de infraestrutura e má gestão são apenas alguns centímetros do buraco que existe no ensino no país.
Um dos problemas que não tem despertado a devida atenção do público, e mesmo de boa parte dos gestores educacionais, está na formação dos professores do país. Com raras exceções que comprovam a regra, é possível dizer que a formação do educador brasileiro está longe de reconhecer a importância da psicologia cognitiva e mesmo de fundamentos da neurociência para a aprendizagem.
Pedagogia do Fracasso é também uma crítica às teorias clássicas que orientam muitas das práticas pedagógicas no Brasil. A crítica tem como base as ciências cognitivas. Os autores analisam problemas da educação brasileira e sua relação com teorias clássicas de desenvolvimento infantil e aprendizagem.
Nome: Pedagogia do Fracasso: O que as ciências cognitivas têm a dizer sobre a aprendizagem?
Autores: Henrique Augusto Torres Simplício; Vitor Geraldi Haase
ISBN: 978-65-990646-1-6
Páginas: 184 Páginas
Dimensões: 17 X 24
Peso: 200 gr
Editora: Ampla Editora
Prefácio
Prólogo
Introdução
Parte 1:
Capítulo 1 – O romantismo educacional
Capítulo 2 – As mazelas do construtivismo
Capítulo 3 – Precisamos reinventar a roda? A importância da herança do conhecimento na aprendizagem
Capítulo 4 – Paulo Freire e a Aprendizagem: transferir conhecimento ou fazer propaganda política?
Parte 2:
Capítulo 5 – O que a psicologia evolutiva e a comportamental tem a dizer sobre educação?
Capítulo 6 – Ecologia da Aprendizagem a abordagem sociocontextual
Capítulo 7 – Por que é tão cansativo aprender coisas novas na escola? Processamento de informação, memória de trabalho e longo prazo
Capítulo 8 – As bases neurais da aprendizagem escolar
Parte 3:
Capítulo 9 – Diferentes formas de Ensino
Capítulo 10 – Como as crianças aprendem a ler a escrever as palavras e os números?
Capítulo 11 – Como se desenvolve a compreensão leitora?
Capítulo 12 – Como as crianças aprendem aritmética?
Capítulo 13 – Transtorno generalizado de ensino – o fracasso da pedagogia
Posfácio
Como as crianças aprendem na escola?
Dez perguntas trazendo contribuições importantes das ciências cognitivas e comportamentais para o conhecimento
Avaliações
Não há avaliações ainda.