Descrição
Este material apresenta textos expositivos, com tipos de organização diferenciados. Tem como objetivo auxiliar psicopedagogos e fonoaudiólogos na avaliação da compreensão leitora de alunos com queixa de dificuldades de aprendizagem e leitura. Voltado para crianças e adultos com escolaridade a partir da 2ª série do Ensino Fundamental até idade adulta.
O Teste Avaliação da Compreensão Leitora de Textos Expositivos é um instrumento que avalia diferentes processos subjacentes à capacidade de compreender textos informativos. É um instrumento muito útil para profissionais da psicopedagogia, da neuropsicologia, da fonoaudiologia e da educação, que necessitam caracterizar o padrão de leitura em diferentes faixas etárias (compreensão, fluência e aspectos subsidiários).
Detalhes:
Avaliação da Compreensão Leitora de Textos Expositivos nasceu em 2016 a primeira edição do teste, em 2009 devido à alta procura pelo teste se fez necessário a 2ª Edição. Em 2015 a 3ª foi idealizada, foram realizadas novas pesquisas para atualização do teste e publicação em 2020.
As melhorias implementadas na 3ª edição foram:
- A organização das estruturas textuais foi revisada
- Alguns textos foram substituídos com temas mais atualizados
- Capítulo foi acrescentado com os pressupostos teóricos
- Os mapas textuais (esquemas) foram ampliados
- O item Ideias dos Parágrafos foi removido
- As perguntas foram elaboradas em 3 níveis com às possíveis respostas dos leitores;
- Listas de proposições dos textos foram acrescentadas;
- A avaliação da compreensão foi ampliada
- O Protocolo de Registro da Avaliação foi reorganizado
Avaliações
Não há avaliações ainda.